UTILIZANDO U-BLOX NINA W106 COM UM GATEWAY DE BLE (SCAN) PARA MQTT
O objetivo deste BLOG é mostrar um exemplo em ARDUINO (Platformio) que permita o U-BLOX NINA W106 fazer um SCAN de beacons da Efento e transmitir os dados coletados (temperatura) para um servidor MQTT da U-BLOX (mqtt.thingstream.io) via WIFI, pela porta 8883 (SSL). Os dados são tratados por uma poderosa ferramenta da U-BLOX chamada FLOW e então são enviados para o ThingSpeak server para visualização gráfica.
Como funciona (Versão BETA)
- Coloque a Whitelist dos MAC dos sensores (EFENTO);
- Coloque as credenciais de acesso ao WIFI;
- Coloque as credenciais de acesso ao ThingStream;
Uma vez com estes dados, o programa fará um SCAN dos dados (advertisings) enviados via BLE próximos e filtrará pelos da EFENTO. Ao encontrá-los, enviará para o servidor ThingStream (quando mudarem seus conteúdos).
No servidor ThingStream, há a opção de fazer a extração dos dados enviados através de um programação Visual chamada Flow (Node), o qual tens acesso à programação JavaScript e então enviar para o destino final para futuras consultas do LOG.
Utilize a programação clássica com Sockets do Arduino!
MQTT
Para os dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a conexão com a Internet é um requisito. A conexão com a Internet permite que os dispositivos trabalhem entre si e com serviços de backend. O protocolo de rede subjacente da Internet é o TCP/IP. Desenvolvido com base na pilha TCP/IP, o MQTT (Message Queue Telemetry Transport) tornou-se o padrão para comunicações de IoT.
Implementa também SSL e SN-MQTT
ublox
EFENTO
Sensores wireless e plataforma IoT na nuvem para análise e armazenamento de dados. Nosso objetivo é fazer o monitoramento de qualquer medida física ou quimica o mais simples possivel ! Mais de 20 tipos de sensores. Mais de um milhão de dados recebidos e analisados diariamente Os sensores podem operar até 10 anos com bateria. Sensores wireless com conexão BLE ou celular do tipo NB-IoT e LTE Cat.M. Os gateways possuem conexão WiFi e Ethernet.
Thingspeak é uma plataforma de análise IoT (Internet of Things) que permite agregar, visualizar e analisar streams de dados, de uma forma muito simples. Uma das grandes vantagens da plataforma Thingspeak é que nos permite visualizar os dados enviados pelos nossos dispositivos, em tempo real, mas também a possibilidade de analisar os mesmo recorrendo ao poderoso Matlab.